Harmonização BeerShop: Salada de quinoa com Hija de Punta

· Comente

Quem acompanha o blog sabe que antes de engravidar eu estava comendo suuuper bem e depois fiquei mega enjoada. Sempre que vou contar que necessitei abandonar minha dieta saudável quando estava grávida eu falo que não podia nem pensar em ouvir falar de quinoa. A dudinha lembrou disso quando me mandou essa receita e quem sabe eu tomo coragem e trago de volta esse ingrediente tão nutritivo e saudável para a minha vida?
Diga lá dudinha:
Pra quem pensa q saladinha do gula gula é facil, essa deu trabalho! rsrsrsrsrs mas valeu mto a pena! ficou delicinha!!
Salada de quinoa ao curry com berinjela e queijo coalho (Gula Gula inspired)
Berinjela em conserva:
Ingredientes:
1 berinjela média cortada em cubinhos de 1cm
4 colheres de sopa azeite de oliva
1 cebola  (bem picadinha)
3 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de alecrim
1 colher de sopa de manjericão
Sal e pimenta-do-reino à gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, refogue a cebola e o alho com 1 colher de azeite. Acrescente a berinjela, coloque o vinagre, o restante do azeite, e deixe cozinhar em fogo médio por 5 minutos. Finalize com as ervas e os temperos. Desligue o fogo, coloque a berinjela em um recipiente e reserve em geladeira.
* Dica: se puder faça isso de véspera, fica bem mais saborosa. Essa berinjela tb fica uma delicia em outras saladas e até mesmo com torradinhas.
salada_quinoa_beringela_pimentaelima_beershop_01salada_quinoa_beringela_pimentaelima_beershop_02
Para a quinoa
1 xícara de quinoa mista
1 cebola grande em rodelas
1 tomate italiano cortado em cubinhos de 1 cm
2 colheres de sopa de castanha de cajú
1 colher de café de curry amarelo em pó
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sopa de azeite balsamico
1 colher de sopa de vinagre branco
1 limão
Folhas de rúcula
200 g de queijo coalho em fatias
Sal e pimenta do reino a gosto
Em uma tigela, misture o azeite, os dois vinagres, o limão, sal e pimenta. Corte a cebola em rodelas bem fininhas (eu usei um mandolin) e junte ao molho. Deixe marinar por uns 20 minutinhos.
Em uma panela, coloque a quinoa, o curry e a água. Para cada xícara de quinoa, uso 1 e 1/2 de água. Deixe a água evaporar e reserve.
salada_quinoa_beringela_pimentaelimao_beershop_03
Montagem:
Misture, a quinoa com a conserva de berinjela, os tomates em cubinhos e a cebola. Finalize com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe na geladeira por 30 minutos. No prato adicione a salada de quinoa, as folhas de rúcula, as fatias de queijo coalho e algumas castanhas de cajú para finalizar.
salada_quinoa_beringela_pimentaelimao_beershop_05 salada_quinoa_beringela_pimentaelimao_beershop_04
Para um prato leve e saboroso escolhi a cerveja brasileira Hija de Punta. Elaborada pelos cervejeiros, Leonardo Rangel e Lucas Moura, esta cerveja  do tipo Lager apresenta coloração amarelo-dourado transparente e uma espuma farta e consistente. Nos aromas, destacam-se os toques do lúpulo misturados com notas de mel. Não se deixe enganar pelo aroma, pois na boca a cerveja é bastante seca, com soberbo amargor, sabores cítricos que lembram grapefruit e com muita refrescância. Super leve e refrescante, o toque de lúpulos americanos combinou perfeitamente com a pegada do curry e condimentos desta salada. Uma dupla de puro frescor, perfeita para os dias mais quentes.
 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *