Harmonização BeerShop: Risoto de Açafrão com Samuel Adams Boston

· Comente

Ingredientes:
2 xícaras de arroz arbório
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola picada
1 alho poró em rodelas
 3g de açafrão
1 litro de caldo de frango
1 xícara de vinho branco
Parmesão a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
risoto_de_acafrao_harmonizacao_beershop_pimenta_e_limao_samuel_adams_boston_lager_cerveja_01
Modo de Preparo:
Em um potinho, coloque o açafrão, misture com uma concha do caldo quente e reserve. Em uma panela quente coloque 1 colher de sopa de manteiga e refogue a cebola. Quando começar a ficar dourada, junte o alho poró e refogue por mais 1 minuto.  Adicione o arroz e refogue mais três minutos. Despeje o vinho e deixe evaporar. Acrescente o açafrão e aos poucos o caldo aquecido, mexendo sempre. Mexa com frequência e confira o ponto do arroz. Se precisar, adicione mais caldo. Tempere com sal e pimenta do reino. Quando estiver no ponto (gosto bem al dente), desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de manteiga e finalize com o parmesão. Misture bem e sirva imediatamente.
risoto_de_acafrao_harmonizacao_beershop_pimenta_e_limao_samuel_adams_boston_lager_cerveja_02
Para harmonizar com este clássico da cozinha italiana, escolhi a cerveja americana Samuel Adams Boston Lager. O sabor incrível do risoto de açafrão, precisa de uma cerveja igualmente saborosa para levantar os sabores deste prato, sem anulá-los. Samuel Adams possui coloração amarelo alaranjado, brilhante e creme de boa formação e média estabilidade.
No aroma, notas adocicadas provenientes dos maltes fazem lembrar biscoito e toffe caramelo e combinaram muito bem com a cremosidade do risoto. Notas cítricas, herbais e condimentadas casaram com perfeição com o açafrão. Leve e refrescante com acidez e amargor na medida, essa cerveja tem uma excelente “drikability!”
risoto_de_acafrao_harmonizacao_beershop_pimenta_e_limao_samuel_adams_boston_lager_cerveja_04

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *