Harmonização Beershop Queijos & Cervas

· 1 Comentário

Combinar queijos e cervejas pode ser uma experiência incrível. Sempre que pensamos em uma tábua com variedades de queijos, o vinho vem sempre como acompanhante indispensável, certo? Mas a variedade de estilos de cervejas (são mais de 120 estilos) possibilita versatilidade e infinitas harmonizações; por contraste, semelhança ou complementação. Tanto que alguns mosteiros trapistas, como a Chimay, além de produzir excelentes cervejas, também produzem queijos. Foram os monges beneditinos alemães, no século IX, que cultuaram o hábito de produzir cerveja em larga escala. E o motivo era religioso: como na quaresma, nos monastérios medievais, só se podia comer uma vez ao dia, os religiosos tomavam cerveja, o pão líquido para tapear a fome. Então, nada mais natural que servi-los juntos. E para quebrar de vez esse mito de que queijos só combinam com bons vinhos, vou inicar uma série de harmonizações com queijos e cervejas. Vem comigo!

Primeiro tenha sempre em mente duas dicas:

  1. Queijos Fortes combinam com cervejas mais fortes, aquelas que tem mais corpo e teor alcoólico mais elevado.
  2. Inicie sua degustação sempre pelo queijo mais leve e fresco, passando pelos semi-duros e duros e finalizando com os queijos de faixa azul.

 

Para esta primeira harmonização escolhi um queijo fresco e cremoso, a Burrata. Regue com um pouco de azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e decore com tomatinhos cereja e manjericão. Você pode acompanhar com um bom pão italiano, ou mesmo torradinhas. Escolhi uma cerveja de trigo, a Weihenstephan Hefeweissbier para harmonizar. A mais antiga Cervejaria do Mundo, produzindo cervejas oficialmente desde 1040. De coloração amarelo palha, apresenta turbidez por não ser filtrada. No aroma e no sabor, notas de banana, cravo e de grãos, que lembram pão. Super fresca e refrescante, em boca é bastante frizante, além da acidez comum nesse estilo. Nesse caso, a harmonização funciona tanto por complementação entre as notas de pão da cerveja e o leite da burrata, quanto por contraste, entre o sal do queijo e a acidez da cerveja. Uma harmonização rápida, prática e infalível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *