Harmonização BeerShop: Escondidinho de Filé com Abóbora Hokaido + Brooklyn Pumpkin Ale

· Comente

Essa semana, escolhi a cerveja americana, Brooklyn Pumpkin Ale.  De coloração âmbar alaranjado possui creme de boa formação e baixa estabilidade. No aroma, a abóbora é bastante perceptível, além das especiarias, como a canela e a noz-moscada. O sabor segue o aroma ainda acompanhado do malte, que trás toques de biscoito e pão. Possui breve dulçor bem equilibrado com o amargor sutil. O final é curto, com leve apimentado. Cerveja sazonal da Brooklyn Brewery, produzida todos os anos para a época do Halloween. Esse estilo foi criado pelos primeiros colonos americanos que procuravam por ingredientes locais para suas cervejas.
A harmonização ficou perfeita com o escondidinho, celebrando as semelhanças do prato e da cerveja. A doçura e cremosidade da abóbora junto com a carne picante funcionaram como uma luva!
ESCONDIDINHO_DE_FILE_COM_ABOBORA_HOKAIDO_HARMONIZACAO_BROOKLYN_PUMPKIN_ALE_PIMENTA_E_LIMAO_BEERSHOP_01

Ingredientes para o purê:
– 500g de Abóbora Hokaido ( metade de uma abóbora pequena)
– 2 colheres de sopa de requeijão
– 100 grs de queijo parmesão ralado
– 1 gema de ovo
– 3 claras de ovo
– Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Descasque e corte a abóbora em cubos grandes. Deixe cozinhar no vapor por cerca de 20 minutos. Faça o purê usando um espremedor de batatas, adicione o requeijão com a abóbora ainda quente e deixe esfriar. Acrescente a gema e tempere. Bata as claras em neve e quando ficar consistente, misture bem devagar com o purê.
Ingredientes para o filé mignon:
– 1 cebola grande picada
– 3 dentes de alho picados
– 1 colher de azeite
– 1 lata de tomate pelati
– 1 pimenta dedo de moça picadinha sem semente (opcional)
– 600g de filé mignon
– Sal e pimenta do moinho a gosto
Modo de preparo:
Pique a carne em cubinhos pequenos. Refogue no azeite a cebola e o alho, adicione a carne picada e toste bem. Tempere com sal, pimenta do reino e a pimenta dedo de moça. Acrescente o molho de tomate e deixe secar. Depois é só colocar a carne em um pirex até um pouco mais da metade e por cima o purê. Finalize com queijo parmesão e leve ao forno pré – aquecido (200 C) por aproximadamente 20 minutos.

ESCONDIDINHO_DE_FILE_COM_ABOBORA_HOKAIDO_HARMONIZACAO_BROOKLYN_PUMPKIN_ALE_PIMENTA_E_LIMAO_BEERSHOP_03ESCONDIDINHO_DE_FILE_COM_ABOBORA_HOKAIDO_HARMONIZACAO_BROOKLYN_PUMPKIN_ALE_PIMENTA_E_LIMAO_BEERSHOP_04ESCONDIDINHO_DE_FILE_COM_ABOBORA_HOKAIDO_HARMONIZACAO_BROOKLYN_PUMPKIN_ALE_PIMENTA_E_LIMAO_BEERSHOP_07

ESCONDIDINHO_DE_FILE_COM_ABOBORA_HOKAIDO_HARMONIZACAO_BROOKLYN_PUMPKIN_ALE_PIMENTA_E_LIMAO_BEERSHOP_06

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *