Harmonização BeerShop: Carne Assada com Cerveja Trapista

· 1 Comentário

 

E chegou a hora de mais uma harmonização BeerShop. A receita de hoje é uma carne assada com cerveja trapista!

Ingredientes:
– 1 kg lagarto redondo
– 50 ml de vinagre balsâmico
– 50 ml de mel
– 330 ml de cerveja escura (usei a Achel Brune, mas vc  pode usar qualquer escura)
– 1 lata de tomate pelati
– 3 cebolas
– 4 dentes de alho
– 1 colher de chá de semente de coentro
– gotinhas da sua pimenta preferida (usei aquela conserva delícia)
– sal e pimenta do reino a gosto
Para acompanhar fiz um macarrão de abobrinha com cenoura refogado com cebola e alho.
Modo de preparo:
Coloque a carne na panela de pressão.
Corte as cebolas e o alho grosseiramente e coloque na panela junto com todos os ingredientes.
Depois de colocar a cerveja, se necessario complete com um pouco de água, até chegar ao nível máximo da panela. Deixe cozinhando por aproximadamente 1 hora, ou até que a carne esteja desfiando. Depois que desfiar a carne toda, volte para a panela e misture com o molho.
Escolhi a cerveja Achel Trappist Brune, pela complexidade de aromas e sabores que ela oferece. Uma cerveja belga trapista, de coloração castanho avermelhado com creme bege e consistente de boa duração. No aroma e no sabor, notas frutadas que remetem a cereja e frutas escuras maduras e presença do álcool perceptível, que se ameniza no decorrer do tempo, mostrando seu equilíbrio e complexidade.
Para ser considerada Trapista, uma cerveja deve atender aos seguintes requisitos: ser produzida dentro de um mosteiro trapista, não necessariamente pelos monges, mas sob a  supervisão direta da comunidade monástica, e aplicar a maior parte do lucro advindo de sua comercialização em iniciativas com fins sociais.
Apesar de imaginar-se que esses mosteiros utilizem processos antiquados de fabricação, suas instalações, na verdade, são bastante modernas.
O direito do uso exclusivo do nome ‘’Trapista’’ foi confirmado pela Corte de Ghent em 1962.
Existe, inclusive, uma  associação – a Association Internationale Trappist (AIT) – criada com o objetivo de proteger  e apoiar os mosteiros trapistas.
Para harmonizar, sugiro utilizar a mesma cerveja da receita!

carne_assada-Achel_brune_beershop_pimenta_e_limao_hamonizacao_goodies_ carne_assada-Achel_brune_beershop_pimenta_e_limao_hamonizacao_goodies_02 carne_assada-Achel_brune_beershop_pimenta_e_limao_hamonizacao_goodies_03 carne_assada-Achel_brune_beershop_pimenta_e_limao_hamonizacao_goodies_04 carne_assada-Achel_brune_beershop_pimenta_e_limao_hamonizacao_goodies_05 carne_assada-Achel_brune_beershop_pimenta_e_limao_hamonizacao_goodies_06

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *