Harmonizaçã BeerShop: Hamburguer com Molho Ranch e Brewdog Punk IPA

· 3 Comentários

A Dudinha e o Mark, nossos parceiros do BeerShop que vocês já conhecem, são ótimos anfitriões e se tem um prato que é o carro chefe dos nossos encontros na casa deles é o famoso hambúrguer caseiro. Graças a Deus eu nem sei mais dizer qual é o gosto de um hambúrguer congelado de mercado depois que descobri como é tranquilo fazer o seu próprio. A receita do casal cervejeiro é mara e eles escolheram a cerveja  escocesa Brewdog Punk IPA para harmonizar. Aproveite o ar condicionado da sua casa e experimente essa receita dos deuses não vegetarianos no final de semana.

PARA O HAMBÚRGUER
Ingredientes: ( rende aproximadamente 4 grandes ou 7 pequenos)
500 g de patinho moído
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de água
1 Cebola pequena ralada
1 dente de alho espremido
4 Pães de Hambúrguer ( se vc fizer pequeno, pode usar um brioche)
Fatias de Queijo da sua preferência (opcional)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite, a cebola, o alho e misture com as mãos. Divida em partes (do tamanho que vc quiser seu hambúrguer), faça uma bolinha com as mãos e depois achate, formando o hambúrguer. Coloque sobre uma superfície plana e acerte as laterais se necessário. Reserve na geladeira.
hamburguer_molho_ranch_brewdog_punk_IPA_beershop_harmonizacao_pimenta_e_limao_02
Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente ou um grill, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. Tempere generosamente cada lado com sal e pimenta do reino a gosto. Quando a frigideira estiver beeem quente, coloque os hambúrgueres.
hamburguer_molho_ranch_brewdog_punk_IPA_beershop_harmonizacao_pimenta_e_limao_03
Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total. Se quiser acrescente uma fatia de queijo de sua preferência (eu coloquei cheddar) no último minuto e tampe. Aproveite para aquecer os pães também!
PARA O MOLHO RANCH
1/2 xícara de maionese ((pode usar light!)
1/2 xícara de creme de leite fresco
1/2 limão
2 dentes de alho espremidos
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa  de cebolinha fresca cortada bem pequena.
hamburguer_molho_ranch_brewdog_punk_IPA_beershop_harmonizacao_pimenta_e_limao_04
Modo de preparo:
Em uma tigela misture todos os ingredientes com um batedor/fuê. Tampe a tigela e refrigere por 30 minutos antes de usar.
Esta receita é infalível e vai deixar todo mundo com água na boca.
E pra deixar esse hambúrguer ainda mais gostoso, escolhi a cerveja escocesa Brewdog Punk IPA.
De coloração âmbar com leve turbidez, possui creme de boa formação e estabilidade. No aroma, uma explosão de lúpulos cítricos, lembrando frutas como kiwi, lichia e maracujá.  O malte aparece em segundo plano, formando um conjunto equilibrado. Seca e adstringente, seu final é bastante amargo.
O amargor da cerveja contrapõe ao sabor do pão, da carne e do queijo, aliado ao frescor do molho ranch, pedindo sempre mais um gole seguido de uma nova mordida. O amargor do lúpulo, torna-se um estimulante do apetite, além de reduzir aquela camada de gordura que fica na boca.
 Estilo: India Pale Ale ::  Teor Alcoólico: 6.0%
hamburguer_molho_ranch_brewdog_punk_IPA_beershop_harmonizacao_pimenta_e_limao_06

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *