Goodies: Risotto bianco com pesto.

· 3 Comentários

A primeira receita do Jamie Oliver que eu fiz foi o peru do Natal passado. Ousado da minha parte, né? Nos Natais da minha família nunca tinha Peru, era sempre Tender com pêssegos em calda, às vezes Bacalhau e algum prato de camarão para as crianças (nós no caso) que não gostavam de comida de Natal. Como a gente ganha um Peru no final do ano aqui no Globo (ai, ai trocadilhos) eu decidi que eu mesma ia colocar a mão da massa e fazer acontecer e zapeando a TV eu vi o Jamie ensinando a fazer o que ele chama de O melhor peru de Natal do mundo. Não era simples não, mas eu fiz (com a supervisão da minha Tia) e ficou um espetáculo. Fui elogiada por mãe, vó, tia, sogro, periquitos e papagaios. Clap, clap, clap! Em dezembro eu compartilho essa receita aqui. Voltando ao assunto… Desde então eu elegi o Jamie como meu chefe do coração, mesmo ele falando mal do meu querido Mc, e decidi que quero TODOS os livros de receita dele (olha outra dica de presente de aniversário gente!). O primeiro (e por enquanto único) da minha coleção é o Jamie Oliver na Itália, porque né, vocês já repararam que o que faz mais sucesso aqui são as massas. Sangue Gnazzo tem poder! Dia desses fiz a receita de risoto básica e adicionei o pesto (sugestão de Jamie). Ficou sensacional! E pra provar que eu fiz as pazes de vez com o risoto o ponto ficou certinho.

Quer aprender?

Risoto

Ingredientes:

1,1 litro de caldo de galinha, legumes ou peixe.

2 colheres de sopa de óleo de oliva

1 pedaço de manteiga

1 cebola grande descascada e picada finamente

2 dentes de alho descascados e picados finamente

400g de arroz árboreo

2 taças de vinho branco ou vermute branco seco

Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

120g de queijo parmesão ralado na hora.

Como fazer?

Etapa 1: Esquente o caldo. Em outra panela aqueça o óleo de oliva e a manteiga e coloque o alho e a cebola. Cozinhe lentamente por cerca de 15 minutos sem dourar. Isso se chama soffrito. Você sabia? Pois é, nem eu. Jamie também é cultura. Adicione o arroz.

Etapa 2: Mexa continuamente por cerca de 1 minuto, até o arroz ficar translúcido. Adicione o vinho, sem parar de mexer. Jamie diz: “O aroma é fantástico!”

Etapa 3: Quando o vinho for absorvido pelo arroz acrescente a primeira concha do caldo quente e uma boa pitada de sal. Abaixe o fogo. Continue adicionando o caldo esperando que os grãos absorvam o líquido antes de adicionar outra concha. Isso levará cerca de 15 minutos. Experimente e continue adicionando até chegar no ponto desejado.

Etapa 4: Retire a panela do fogo e adicione a manteiga e o parmesão. Misture bem e tampe por 2 minutos. Segundo Jamie essa é a parte mais importante do preparo.

Ps: eu adicionei tomilho e alecrim fresco durante o processo todo.

Pesto

Ingredientes:

1 punhado de pinólis (eu troquei por amêndoas)

1/2 dente de alho descascado e picado

Sal marinho e pimenta do reino moída na hora

3 bons punhados de manjericão

1 bom punhado de queijo parmesão ralado

Óleo de oliva extravirgem

Como fazer?

Coloque as amêndoas descascadas no forno bem pouco tempo, só até dourar. Soque o alho, as folhas e uma pitada de sal ou passe tudo no mini processador. Coloque em uma tijela, adicione o queijo, o azeite de oliva e as amendôas. Temepere e adicione mais queijo ou azeite se for necessário.

Monte no prato o risoto e coloque no centro uma “bola”de pesto e salpique com amêndoas e manjericão.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *