Goodies: Risoto de gorgonzola e camarão

· 6 Comentários

Você começa a trabalhar em um lugar novo, conhece uma pessoa de outro estado que tem as mesmas manias e gostos que você. Manias é um eufemismo, acho que a palavra mais adequada é toc mesmo. Todo mundo gosta de 7, a gente tem tatuado, todo mundo tem uma simpatia pelo Pequeno Princípe, ele traz a versão indiana para minha coleção. Pensamos completamente diferente e muito igual em vários momentos. Pronto essa pessoa vira seu mellhor amigo. Melhor amigo esse que planeja uma viagem de volta ao mundo e atrasa 6 meses para ir no seu casamento. Viaja no dia seguinte, deixa todo mundo morrendo de saudades e depois de 583 dias, volta de surpresa. Bom, meu amigo voltou e passou o final de semana lá em casa. Quando ele foi eu nem cozinhava, olha a responsabilidade de mostrar que eu aprendi alguma coisa!!  Recebemos o amigo Mineiro com pão de queijo no café da manhã e no almoço eu improvisei um risoto de gorgonzola com camarão flambado na cachaça (viciei).

Ingredientes:

3 xícaras de chá de arroz arbóreo ou canaroli

1 cebola grande picada

4 dentes de alho picado

200 g de camarão

1 pedaço grande de gorgonzola

1 colher de sopa de manteiga

Grana Padano ralado

1 tablete de caldo de legumes

2 copos de cachaça

Como fazer?

Vou começar fazendo uma confissão. Eu tava ansiosa, com fome querendo começar a cozinhar e o Lee não chegava do trabalho. Ai piquei a cebola, coloquei na panela e resolvi ir aquecendo o caldo de legumes na outra e fui pro quarto. Resultado liguei o fogo da panela da cebola (sem azeite) por engano. Resultado: a cebola deu uma caramelizada, e foi bom. Sendo assim se preferirem, caramelize de propósito, rs. ps: Comece deixando o camarão em um recipiente com alho, sal, pimenta e o suco de 1 limão.

Continuando…

Depois de refogar a cebola e o alho, adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos. Aqui onde normalmente entraria uma taça de vinho branco a gente vai colocar o copo de cachaça. Mexa um pouco e espere o álcool  evaporar. Depois disso vá adicionando o caldo de legumes quente concha por concha enquanto mexe e espera o arroz absorver. Enquanto isso refogue o camarão por 2 minutos, vire um por um, refogue por mais 2 minutos, adicione o outro copo de cachaça e flambe os bichinhos. Deixei eles mais um tempo na frigideira até secar quase toda água que eles liberaram, deligue e reserve. Quando o risoto estiver al dente adicione a gorgonzola picada, 1 colher de sopa de manteiga, grana padano ralado e o camarão. Tampe e aguarde alguns minutos (enquanto isso arrume a mesa, por exemplo).

Sirva com mais grana padano em cima e seja muito muito feliz (e mais gordinho também).



risoto-de-gorgozola8risoto-de-gorgozola10risoto-de-gorgozola5risoto-de-gorgozola

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *