Goodies árabes: Mijadra ou o nosso querido arroz com lentilhas

· 3 Comentários

Assim que chegamos de viagem repetimos o desafio do quibe aqui em casa para os amigos do Lee. Foi uma loucura 2 kg de carne e 2 kg de trigo… Não tinha nem recipiente para misturar isso e acabou ficando sem sal :/ Minha cozinha ficou de cabeça para baixo e Chimito, que com certeza roubou carne crua, ainda arrumou uma dor de barriga que me fez ficar a segunda e a terça em casa de molho cuidando dele. Foi impossível tirar foto do processo, na próxima vez faremos em menor quantidade e registramos tudo :)

No dia seguinte (re)temperamos o que sobrou do quibe e eu fiz arroz com lentilha e fatuche para nossos queridos hóspedes. Arroz com lentilha é um caso de amor para a família (galvão) al Khouri. Sempre que a cozinheira do pai do Lee preparava eu e ele faziamos uma dancinha de felicidade na cozinha, rs. Mas quando eu tentava fazer em casa era um desastre, teve uma semana, antes de casar, que eu tentei fazer vários dias e todos deram errado. Frustração máxima! Pedi para observar o processo da cozinheira e descobri todos os truques, mas até hoje quando eu faço, fico tensa com medo de alguma coisa dar errado.

Nesse dia ficou ótimo, e como meu marido é exagerado fiz 1 quilo de arroz e almocei e jantei arroz com lentilha a semana toda (não que eu me importe).

Quem quer aprender?

Ingredientes: 

update: Depois de fazer a minha amiga Fernanda do Mulher que corre com lobos quase surtar com essa quantidade de arroz, vim aqui dizer que essas proporções redem muiiiiiiiito. Se você não tem um marido esfomeado como o hilas ou não come arroz com lentilha no café da manhã, considere diminuir bastante, sempre respeitando o dobro de arroz para a quantidade de lentilha.

1 kg de arroz parabolizado

500g de lentilhas

5 dentes de alho

4 a 5 cebolas

Como fazer?

1 Lave o arroz e as lentilhas separadamente e escorra.

2 Coloque as lentilhas em uma panela destampada com água fria em fogo alto. Quando ferver abaixe o fogo e tampe. Deixe até as lentilhas ficarem al dente.

Refogue o arroz com alho e coloque-o em uma panela destampada em fogo alto com água fervendo até cobrir os grãos. Deixe até ficar al dente ou secar a água (o que acontecer primeiro).

3 Escorra as lentilhas (reserve a água) e o arroz e misture os dois em um recipiente.

4 Coloque o arroz e as lentilhas de volta na panela em fogo baixo com a água da lentilha. Tampe e espere cerca de 20 minutos. (Evite ficar abrindo para não empapar o arroz).

5 Desligue e deixe tampado.

6 Corte as cebolas em fatias e frite em oléo (coloque uma quantidade generosa, sem exagerar).

7 Quando elas estiverem douradas jogue em cima do arroz junto com o oléo (eu sei que é obeso e dói o coração, mas é isso que dá o sabor)

Se esbalde e repita quantas vezes forem necessárias.

 

3 Comentários

  • I love the way you wrote this article. This is wonderful. I do hope you intend to write more of these types of articles. Thank you for this interesting content!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *