Goodies: Lasanha Palmito Pupunha

· Comente

Postei semana passada no instagram @pimentaelimao e no Snapchat @ferngalvao (Já segue?) uma receita nova e fiquei devendo compartilhar a receita. Então vamos lá! Vi em um desses grupos de compra coletiva do facebook o post do Fazendinha José de Carvalho anunciando três formas de vender Palmito Pupunha: aste e cortado em forma de talharim e lasanha. Talharim eu já costumo fazer e como tenho mandolin achei que não valia a pena então pedi a “lasanha” para experimentar. Fiz com molho bechamel da Rita Lobo o que deixou o prato nada #FIT e ralei um queijo parmesão delícia o que garantiu bastante lactose, mas GLÚTEN? Glúten, não temos. Celíacos, sejam felizes :)

Tenho bastate vontade de fazer a segunda parte (comprei um quilo, use metade e congelei a segunda parte) com um molho vegan de leite de amêndoas e usar um queijo vegano. Tô louca pra comprar os da NoMoo, conhecem? Eu já comi a “mussarela” no sanduíche do Prana Vegetariano e não tem quem diga que não seja queijo de vaca.

Se ficar legal eu volto e conto pra vocês, e se alguém fizer me manda foto ([email protected])  que eu vou adorar.

Modo de preparo do molho

  • 3 colheres (sopa) de manteiga (usei ghee)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo (usei de arroz)
  • 1L de leite
  • 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
  • Sal e pimenta-do-reino (moída na hora) a gosto
  1. Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo.
  2. Quando derreter, acrescente a farinha  e mexa por dois minutos com uma espátula de silicone ou colher de bambu, até ficar levemente dourado.
  3. Retire a panela do fogo e, batendo com um fouet (batedor de arame) sem parar, vá acrescentando o leite.
  4. Mexa vigorosamente e volte a panela para o fogo.
  5. Aumente o fogo para médio e continue mexendo, sem parar, até ferver.
  6. Abaixe o fogo, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada.
  7. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar um pouco (o molho deve ficar ainda líquido, pois vai hidratar a massa e engrossar durante o cozimento no forno).
  8. Toque da nanda: adicionei abobrinha ralada refogadinha no ghee no final para dar um tcham no valor nutricional, achei que tava faltando um leguminho, sabe.

Modo de preparo da Massa

Essa parte foi uma escolha minha, porque na verdade já está pronta para a montagem da lasanha e levar ao forno, porque o molho da conta do cozimento. Eu preferi dar uma amolecida nela antes em agua fervente, coisa de 3 minutinhos e fui montando na ordem molho, massa, queijo, molho, massa até o fim.

pimenta-e-limao-lasanha-pupunha-prato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *