Goodies: Ketchup caseiro

· 9 Comentários

Esse dias uma amiga me perguntou se tudo na minha casa era homemade/orgânico. Na verdade nem é, mas confesso que eu tô curtindo brincar disso. Eu vi uma receita de ketchup caseiro pela internet um tempão atrás, mas só consegui ter tempo e disposição para fazer agora nas férias.

Na hora de colocar a receita em prática eu não achava os links que eu tinha separado de jeito nenhum então recorri a minha biblioteca gastrônomica (metida!) e Jamie não me decepcionou.

Olha não vou mentir que não dá trabalho, fiquei um dia inteiro em função disso, ainda mais que sempre que eu vou no hortifruti  acabo esquecendo alguma coisa e tenho que voltar(ainda bem que não moro mais na Barra, aleluia irmãos) Mas o bom é que mesmo não tendo nenhum conservante, o Ketchup dura segundo Jamie 6 meses na geladeira, então não volto nessa missão tão cedo (isso se o monstro do ketchup daqui de casa, aka Lee, não devorar as 2 garrafas em 1 semana)

Quem vai encarar?

Ingredientes

1 cebola roxa grande descascada e picada grosseiramente

1/2 cabeça de funcho aparada e picada grosseiramente

1 talo de salsão (aipo) aparado e picado grosseiramente

óleo de oliva

um pedaço (do tamanho de um polegar) de gengibre descascado e picado grosseiramente

2 dentes de alho descascados e fatiados

1/2 pimenta vermelha fresca sem sementes picada finamente

um punhado de manjericão fresco, folhas aparadas e talos picados

1 colher de sopa de sementes de coentro

2 cravos-da-índia

1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora

sal marinho

500g de tomates cereja ou tomates vermelhos cortados ao meio

500g de tomates pelati em lata picados

1 kg de tomates amarelos, laranjas ou verdes picados

200ml de vinagre de vinho tinto

70 gramas de açúcar mascavo macio

A saga:

Coloque todos os vegetais em uma panela grande com uma boa borrifada de óleo de oliva, adicione o gengibre, o alhom a pimenta vermelha, os talos de manjericão, as sementes de coentro e os cravos da índia. Tempere com pimenta-do-reino e uma boa pitada de sal.

Cozinhe em fogo baixo por 10 a 15 minutos até que fiquem tenros, mexendo ocasionalmente. Adicione todos os tomates e 350ml de água gelada. Deixe ferver e cozinhe em fogo brando até que o molho reduza pela metade.

Acrescente as folhas de manjericão, depois bata o molho em um processador de alimentos ou com um mixer manual e passe-o duas vezes por uma peneira, para deixá-lo uniforme e brilhante. Coloque o molho em uma panela limpa e adicione o vinagre e o açúcar. Cozinhe em fogo brando e cozinhe até que ele reduza e engrosse na consistência de Ketchup. Corrija o tempero a gosto.

Com uma colher, passe o Ketchup por um funil esterilizado, despejando-o em garrafas esterilizadas , depois sele-as firmemente e coloque em locas fresco e escuro na geladeira, até o momento de usar.

Informação bônus de trapalhada: eu tinha que sair a noite e fui correndo nos últimos passos, e fiquei sem paciência para peneirar com calma. Resultado? Manchei todo meu roupão (que eu usei no making off do casament ). Foi assim que descobri que molho de tomate mancha. chatiada

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

Food Revolution

ps: Acho que a plaquinha wedding nunca apareceu por aqui, tô errada? Meu irmão pintou no dia do casório e pendurou no início da ladeira da Casa de Santa Teresa, mas como eu esqueci de avisar a Jann, não temos fotos oficiais dela. Mas tudo bem, hoje ela enfeita minha cozinha :)

9 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *