Goodies: Humus Tahine

· 6 Comentários

Antes de contar a receita queria contar uma novidade. Em menos de 1 mês eu e o Lee estaremos embarcando para o Líbano e depois Turquia para nossas férias, segunda lua-de-mel, comemoração de 1 ano de casamento…. Não importa o motivo, o fato é que faremos nossa primeira viagem internacional juntos para esses dois destinos feios e desinteressantes (só que muito ao contrário). No Líbano vamos primeiro para Tripoli para a casa das Tias do Lee onde eu farei um intenso intercâmbio culinário (me aguardem). Depois vamos para Istambul para o Lee buscar uns tapetes com um fornecedor e depois voltamos para o Líbano e terminamos a viagem em Beirute. Isso tudo é para dizer que essa é a receita de Húmus before Líbano e que quando eu voltar postarei várias receitas da família al Khouri.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de tahine
  • 600 gr de grão-de-bico
  • 3 dentes de alho
  • 1 xícara de chá de água
  • 1 limão espremido
  • Bastante azeite extra-virgem
  • Sal a gosto.

20120709-151852.jpg

Como fazer?

Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, cozinhe-o em uma panela de pressão até ficar macio*. Espere esfriar e coloque no liquidificador, com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal. Bata até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma travessa, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Sirva com pão àrabe ( Na Casa Pedro e em alguns supermercados vende o Pão Árabe original que é bem mais gostoso.

* Eu roubei no jogo e comprei grão de bico em conserva. Levei bronca da Mamma que falou que óbvio que não ficou a mesma coisa. Eu achei ótimo e bem prático.

** Fica melhor se retirar a pele do grão de bico. Tem que ser um por um e exige muita paciência, mas vale a pena.

UPDATE: Mamma diz que se colocar na panela de pressão o grão de bico vira uma pasta e não dá retirar a pele do grão.

20120709-152327.jpg

20120709-153129.jpg

20120709-162241.jpg

*** Usei azeite trufado sensacional que comprei no Zona Sul pela bagatela de R$ 23,00. Recomendo muito.

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *