Goodies Especial fonduee: Batata rostie ao forno.

· Comente

Fonduee de carne, só é completo se tiver muita batata rostie. Essa receita é da minha mãe e já é sucesso na família há muitos anos. É bem fácil, quer aprender?

Ingredientes:

1kg de batata de casca rosada. (Tem menos água)

Queijo parmesão ralado.

Uma caixinha de bacon fatiado sadia.

Como fazer?

Cozinhe as batatas com casca de véspera* em água fervente sem sal. Quando o garfo entrar na batata desligue o forno (não deixe  cozinhar demais para não virar purê) Escorra, espere esfriar e coloque na geladeira até o dia seguinte. Retire as cascas e rale em um ralador grosso (mamma diz que é melhor se for de plástico). já na travessa que irá usar.  Para espalhar use um garfo rapidamente (tudo para não comprometer as lascas). Frite o bacon picadinho em uma frigideira   (não deixe torrar demais pois ele ainda irá ao forno com as batatas). Coloque o bacon com o óleo da frigideira em cima da batata e adicione o queijo ralado.*

Coloque no forno por volta de meia hora e chore de felicidade ao comer. *

 

* Isso faz com que na hora de ralar as “lascas” fiquem perfeitas. No dia do meu aniversário eu fiz no mesmo dia e as batatas ainda estavam quentes quando eu ralei. Deu uma “empurezada” e eu fui obrigada a ouvir um “viu, te avisei” da minha mãe :(. Mas ficou delícia de qualquer jeito! Se não tiver como fazer de véspera, jogue água gelada nas batatas e coloque umas pedras de gelo em cima antes de ralar.

* Não precisa colocar sal pois o bacon e o queijo já irão dar o salgadinho. Eu já fiz sem bacon, quando não estava comendo carne vermelha, mas aí é legal cozinhar as batatas com sal e colocar uma manteiguinha antes de ir ao forno.

* Eu sugiro deixar torrar para ficar crocantinho delícia.

Desculpem a foto, mas é que a batata saía do forno a gente atacava, saía do forno atacava…. Só lembramos da foto na quarta travessa e tiramos rapidinho para voltar para a mesa, rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *