Ayurveda com Laura Pires

· Comente

Dia desses, entre germinar uma semente, molhar minhas plantinhas e preparar algo nutritivo para comer eu me liguei que não lembro mais de quando eu não era uma pessoa saudável. Por favor, não se espantem se me virem devorando um prato de batata frita no fast food ou bebendo coca-cola, ainda sou essa pessoa (também) e é provável que uma parte minha sempre seja, mas hoje eu priorizo uma vida saudável e faço isso com muito prazer.

E aí que esse mês eu tive a oportunidade de participar do curso de culinária ayurvedica da Laura Pires. Eu já tinha essa vontade há pelo menos 1 ano, mas estava sempre adiando por algum motivo. O curso foi sábado e eu não tinha suporte nenhum com a Maria Luisa. Lee e minha mãe trabalhando, Didi (dinda) também não podia dar um help, então fomos com a cara e a coragem as duas para o curso. Tá certo que a Maria Luisa é mesmo muito boazinha e só por isso eu cogitei essa possibilidade, mas ela ainda é uma criança de menos de 2 anos então foi bem desafiador ouvir a aula e distrair ela para que ela não ficasse tão entediada.

Mas voltando a Laura Pires e a culinária ayurvedica…. A história da Laura Pires é muito impressionante. Aos 25 anos ela foi diagnosticada com esclerose múltipla que é uma doença neurológica auto imune que não tem cura. O tratamento que a medicina ocidental conhece é através de corticóide para dar uma sobrevida ao paciente. Em muitos casos a pessoa perde o movimento dos membros, a visão e por causa do corticóide vai deteriorando o corpo, aumenta a produção de pelos no rosto, ganho de peso etc….

A Laura recebeu esse diagnóstico e long story short decidiu ir para Índia buscar tratamento na medicina tradicional indiana, a Ayurveda. Ela chegou lá quase cega e com o movimento dos membros bem comprometido. E hoje? Hoje enxerga muito bem obrigada, anda normalmente, é terapeuta ayurveda e dá aulas, palestras e workshops por diversas cidades para disseminar ao máximo essa ciência que devolveu a ela sua saúde. A esclerose múltipla de fato não tem cura, mas através de uma mudança radical de vida ela está totalmente controlada e a Laura vai uma vez ao ano a Índia para reafirmar o tratamento.

Como a gente já ta mais que careca de saber, a alimentação é a base da nossa saúde e a ayurveda tem uma série de ensinamentos e direcionamentos alimentares. Não cabe a mim explicá-los aqui porque não quero correr o risco de ser leviana, sou muito iniciante nessa jornada, mas quem tiver interesse vale muito a pena pesquisar.

Quem quiser saber mais sobre a história da Laura pode dar uma olhada no site dela ou comprar os livros Em Busca da Cura e o Sabor da Harmonia. O primeiro conta a história da saga dela pelo tratamento e foi escrito pelo ex-marido da Laura que esteve ao lado dela nesse processo, o segundo, escrito por ela, conta resumidamente a história e traz um monte de receitas gostosas de acordo com cada tipo de constituição, ou dosha como é chamado na Ayurveda.

pimenta-e-limao-culinaria-ayurvedica-laurapires2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *